Tipos de Escala
Numéricas
Leem-se: 1 cm no mapa corresponde a 75 000 cm na realidade.
Gráficas
Lê-se:
1 cm no mapa corresponde a 50 km na realidade.
ou
2 cm no mapa correspondem a 100 km na realidade.
ou
3 cm no mapa correspondem a 150 km na realidade.
Conversão de Escalas
As escalas numéricas podem ser convertidas em gráficas e as gráficas em numéricas.
Numérica em Gráfica
Como fazer?
- Converter a distância real de centímetros para quilómetros ou metros.
- Desenhar um segmento de reta de pelo menos 1 centímetro e completar a escala, tal como no exemplo anterior. De notar que no exemplo o segmento de reta é de 2 centímetros, por isso a distância real corresponde ao dobro.
Como fazer?
- Mede-se o comprimento do segmento de recta da escala, que neste caso, é de 3 cm.
- Calcula-se a proporção, se 3 cm correspondem a 150 km, 1 cm corresponde a x ou 150 : 3= 50 km.
3-------150
1-------- X
x= 150 x 1 = 50 km
3
- Convertem-se as distâncias para centímetros.
- Desenha-se a escala numérica.
Atenção que, enquanto nas escalas gráficas a distância real pode surgir em metros (m) ou em quilómetros (km), nas escalas numéricas surge sempre em centímetros (cm). Como tal, pode ser necessário fazer a conversão dos valores. Nesse caso, convém relembrar que a diferença entre os quilómetros e os centímetros é de 5 casas decimais.
Cálculos de Escala
Podemos calcular distâncias reais, distâncias no mapa e determinar escalas.
Sobre isto, pode-se encontrar mais informação aqui:
http://www.geografia7.com/caacutelculos-com-escalas.html
http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/escalas.htm
Que recursos podemos utilizar na sala de aula?
Exercício1 - DISTÂNCIAS REAIS
2km = 200000cm
Escala = 1/200000
2. Depois que medissem com a régua a distância no mapa (DM) entre os dois lugares.
Fonte: http://viajar.clix.pt
A distância é de 3,5 cm.
3. Por fim, que calculassem a distância real (DR).
E - 1/200000
DM - 3,5 cm
DR - x
1------------------200000
3,5---------------- x
x = 3,5 x 200000
1
x= 700000 cm = 7 km
A distância é de cerca de 7 km, tendo em atenção que o cálculo foi efetuado em linha reta.
4. Foi distribuída uma planta por cada aluno e cada um calculou a distância que tinha de percorrer entre a escola e a sua casa e entre a sua freguesia e a sede do concelho.
5. Para confirmar os resultados, podemos recorrer ao Google Earth ou ao Google Maps, fazer a pesquisa em "Como chegar" ou "Trajectos" e verificar se os resultados são aproximados. Neste caso as aplicações indicam que a distância é de 7,4 km.
Google Maps
Exercício2 - DISTÂNCIAS NO MAPA
1. Sabendo que na realidade a distância entre Moure e a Lixa é de 6,5 km. Qual a distância num mapa cuja escala é 1/200000?
E - 1/200000
DM - x
DR - 6,5 km = 650000 cm
1 ------------- 200000
x-------------- 650000
x= 1 x 650000 = 3,25 cm
200000
A distância no mapa é de 3,25 cm.
Exercício3 - IDENTIFICAÇÃO DA ESCALA DE UM MAPA
1. Descobre a escala do mapa sabendo que na realidade a distância entre Felgueiras e a Lixa é de 7 km e que no mapa a distância que separa os dois lugares é de 3,5 cm.
E - x
DR - 7 km = 700000 cm
DM - 3,5 cm
1 ------------- x
3,5 ----------- 700000
x = 1 x 700000 = 200000 cm
3,5
A escala do mapa é 1/200000.
Nota: Com este tipo de exercício, uma vez que se trata de lugares que os alunos conhecem, estes conseguem ter uma maior percepção da realidade, bem como perceber melhor qual a importância de dominarmos estas competências.
Podemos calcular distâncias reais, distâncias no mapa e determinar escalas.
Sobre isto, pode-se encontrar mais informação aqui:
http://www.geografia7.com/caacutelculos-com-escalas.html
http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/escalas.htm
Que recursos podemos utilizar na sala de aula?
Exemplos de Exercícios
Para o cálculo de distâncias reais podemos recorrer a uma planta do concelho a que pertence a escola, tendo o cuidado de confirmar que tem escala.
A partir dessa planta, recorrendo, por exemplo a uma apresentação em Powerpoint, explicamos aos alunos quais os procedimentos necessários para calcular a distância real entre dois lugares.
Exercício1 - DISTÂNCIAS REAIS
No exemplo que se segue, recorrendo à planta do concelho de Felgueiras, foi sugerido aos alunos que calculassem a distância real entre a cidade de Felgueiras e a cidade da Lixa.
Fonte: http://viajar.clix.pt
1. Foi-lhes pedido que identificassem a escala do mapa e a convertessem para a escala numérica correspondente.
Fonte: http://viajar.clix.pt
1. Foi-lhes pedido que identificassem a escala do mapa e a convertessem para a escala numérica correspondente.
2km = 200000cm
Escala = 1/200000
2. Depois que medissem com a régua a distância no mapa (DM) entre os dois lugares.
Fonte: http://viajar.clix.pt
A distância é de 3,5 cm.
3. Por fim, que calculassem a distância real (DR).
E - 1/200000
DM - 3,5 cm
DR - x
1------------------200000
3,5---------------- x
x = 3,5 x 200000
1
x= 700000 cm = 7 km
A distância é de cerca de 7 km, tendo em atenção que o cálculo foi efetuado em linha reta.
4. Foi distribuída uma planta por cada aluno e cada um calculou a distância que tinha de percorrer entre a escola e a sua casa e entre a sua freguesia e a sede do concelho.
5. Para confirmar os resultados, podemos recorrer ao Google Earth ou ao Google Maps, fazer a pesquisa em "Como chegar" ou "Trajectos" e verificar se os resultados são aproximados. Neste caso as aplicações indicam que a distância é de 7,4 km.
Google Maps
Exercício2 - DISTÂNCIAS NO MAPA
1. Sabendo que na realidade a distância entre Moure e a Lixa é de 6,5 km. Qual a distância num mapa cuja escala é 1/200000?
E - 1/200000
DM - x
DR - 6,5 km = 650000 cm
1 ------------- 200000
x-------------- 650000
x= 1 x 650000 = 3,25 cm
200000
A distância no mapa é de 3,25 cm.
Exercício3 - IDENTIFICAÇÃO DA ESCALA DE UM MAPA
1. Descobre a escala do mapa sabendo que na realidade a distância entre Felgueiras e a Lixa é de 7 km e que no mapa a distância que separa os dois lugares é de 3,5 cm.
E - x
DR - 7 km = 700000 cm
DM - 3,5 cm
1 ------------- x
3,5 ----------- 700000
x = 1 x 700000 = 200000 cm
3,5
A escala do mapa é 1/200000.
Nota: Com este tipo de exercício, uma vez que se trata de lugares que os alunos conhecem, estes conseguem ter uma maior percepção da realidade, bem como perceber melhor qual a importância de dominarmos estas competências.
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