quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Geo7 - Paisagens

Geografia 7.º Ano - As Paisagens Terrestres


A Geografia é a ciência que estuda os fenómenos naturais e humanos que ocorrem na superfície terrestre. Para isso observa, descreve, interpreta e analisa paisagens (etapas do método de investigação em Geografia).

De acordo com os elementos que as compõem, as paisagens terrestres podem ser:



Naturais

São paisagens que não apresentam ou apresentam poucos vestígios da acção humana.

Possuem apenas elementos naturais, como montanhas,  rochas, vegetação, animais, etc. 




                    Foto de Pedro Macedo 

Humanizadas

São paisagens que sofreram alterações introduzidas pelo Homem.

Possuem apenas elementos humanos, como estradas, edifícios, campos cultivados, etc.





Bragança - Foto de Paulo Silva

Que recursos podemos utilizar na sala de aula?

Uma vez que se trata de um conteúdo bastante simples, nas nossas aulas podemos, sem grande esforço, cativar a atenção dos alunos e incentivar a participação activa de todos. Recursos como o manual escolar que, por norma, traz imensas paisagens para observar e descrever, ou um simples Powerpoint podem ser suficientes. 
Contudo, podemos alcançar melhores resultados se conseguirmos selecionar paisagens que os alunos conheçam (próximos da sua área de residência), ou locais que eles considerem interessantes e que gostariam de conhecer. Mas como fazer isso à partida? Sem sabermos à priori quais os seus lugares de interesse? A resposta poderá passar por utilizar recursos dinâmicos, que possibilitem aos alunos fazerem as suas próprias pesquisas, sem ficarmos exclusivamente dependentes dos recursos que preparamos à priori.
Podemos simplesmente propor que cada aluno escolha uma fotografia que tenha tirado de uma paisagem natural e de uma paisagem humanizada e que a apresente aos seus colegas, através de um Powerpoint, do quadro interactivo ou partilhando no blog da turma, se existir. Ou então propor a utilização de recursos livres disponíveis na Internet, como o Google Earth, Google Maps ou o Bing Maps, dentro e fora da sala de aula.

Como utilizar o Google Earth para estudar as paisagens?

  • Podemos começar por propor aos alunos que, através da pesquisa, voem para a lugar onde se localiza a escola e criem um indicador de local.
  • De seguida, podemos sugerir que analisem a paisagem, identificando os elementos que a compõem e caracterizando-a quanto seu ao grau de humanização. 
  • Com este pequeno exercício torna-se possível recordar ou desenvolver a questão da observação, que pode ser DIRETA quando nos encontramos in loco, ou INDIRETA, quando a nossa observação é feita através de fotografias, da Internet, de jornais, revistas, etc, bem como as fases do método de estudo da Geografia.
  • Depois de clarificados os objetivos da aula pede-se aos alunos que voem para vários locais do planeta, onde poderão encontrar paisagens naturais e humanizadas. Em cada um desses locais devem criar um indicador de local, descrever e interpretar a paisagem.
  • Com esta experiência é possível observar o entusiasmo dos alunos que, quase sempre, querem "visitar" locais como a Amazónia, os desertos ou cidades como Nova York.   
De notar que, apesar do exemplo ser o da utilização do Google Earth, qualquer outro recurso podia ser utilizado.
 
Guimarães - Google Earth

Guimarães- Bing Maps

Tal como se pode observar, as duas fotografias representam a cidade de Guimarães. Com ambas é possível identificar:
  • Elementos Naturais - árvores e a vegetação em geral;
  • Elementos Humanos - estádio, ruas, edifícios...
  • Caraterizar o tipo de paisagem - humanizada.
  • Permitem ainda analisar a cidade a diferentes escalas, recorrendo ao zoom.
Para terminar a aula pode-se sugerir um jogo didático para testar conhecimentos.

http://edumed.no.sapo.pt/JogoPaiSag.htm

Mais sobre o Google Earth

Site oficial
http://www.google.com/intl/pt-PT/earth/index.html

Download
http://www.google.com/intl/pt-PT/earth/download/ge/agree.html

Tutorais
http://www.google.com/intl/pt-PT/earth/learn/

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